segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PROJETO: PREPARANDO O PLANETA PARA GERAÇÕES FUTURAS

RELATO DE ATIVIDADES COLETIVAS E PRODUÇÕES DOS MENINOS E MENINAS (5 ANOS)
               Com a colaboraçãodos alunos e suas hipótesese minha responsabilidade de mediar o conhecimento desta disciplina de natureza e sociedade, esse PROJETO vem atender as necessidades do aluno nessa faixa estária inter-transdisciplinando com as outras disciplinas atendendo as duas áreas do conhecimento(CONHECIMENTO DE MUNDO E FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL).
               As crianças participaram positivamente e com alegria, apreendendo conteúdos, melhorando suas ações, compreendendo a preservação e o amor a natureza, interesse de todo o grupo pla áres verde da escola, plantio, produção de mudas e adubos orgânicose cuidados com as espécies de plantas da escola, observaram todos os dias a deterioração dos compostos orgânico q foram produzido na escola. Esses meninos e meninas já tinham um conhecimento prévio que vinha do ano anterior e em nossa conversas diárias ficou muito claro que seria bem mais facil promover atividades ecologicamente corretas para o desenvolvimento do PROJETO.
Através de várias leituras sobre florestas, matas, cerrados, jardins, praças  da cidade,animais silvestres, selvagens, rios e mares entre outras leituras relevantes para o conhecimento do grupo, o entusiasmo ia crescendo a cada dia durante o ano,sempre relacionando animais, vegetais e organismos vivos todo esse universo de conhecimento foi  visto também com cartazes, teatros, passeios, excurções, atividades em sala de aula,vídeos, livros, jornais e a própria prática cotidiana na escola, com nossas árvores, nosso jardim,nossos vasos de flores, nosso solo e todas questões que envolviam a escola como um todo.
Tivemos vários momentos de cultura atravéz da brincadeira de teatro de fantoche, de professores e tbém  produçõs dos alunos como danças, musicas, poesias, textos. escritas, desenhos.estatísticas de coleta de dados, e a observação do planeta atravéz da escola, assim construimos uma REDE , UM INIVERSO. UMA TEIA DA VIDA INTERCONECTADA E INTERDEPENDENTE COM AÇÕES VIÁVEIS DENTRO E FORA DO AMBIENTE SCOLA



PROFESSORA: MARIA DE LOURDES PAULA (TRABALHO REALIZADO NA EMEI BRANDÃO-BAURU)