PROJETOS

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
“CHAPEUZINHO VERMELHO”

PROJETO
“O PLANETA E SUA TRANSFORMAÇÃO”

(Projeto elaborado pelas Professoras Gislaine Filomena Guadagnucci Fontanari e Maria de Lourdes Paula, para ser executado na EMEI “Chapeuzinho Vermelho”, com a participação conjunta de funcionários, professores, direção, alunos e comunidade)

1991 a 2009

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista os excelentes resultados obtidos com o desenvolvimento do Projeto “O planeta e sua Transformação”, implantado na Unidade Escolar desde 1991, propõe-se à continuidade do trabalho com uma visão holística e ecológica profunda, visando ao conhecimento, participação, envolvimento e cultivo que propicie uma formação baseada em uma concepção de preservação do meio ambiente da comunidade, servindo de parâmetro e exemplo para a ampliação dessa preservação em âmbito universal.

OBJETIVOS GERAIS


• Instrumentalizar o professor e demais funcionários da Unidade Escolar para formação de uma nova visão do aluno como sendo parte integrante do todo.

• Promover a intertransdisciplina e envolvimento do corpo docente visando à integração na formação da criança.

• Refletir sobre a ação positiva ou negativa por parte dos seres humanos, nas questões ambientais, tendo em vista as implicações nas condições de vida das gerações futura.

• Contribuir como instrumento gerador de outros projetos, como: vegetação, seres vivos e matéria-prima.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ampliar o conhecimento e vocabulário sobre Natureza e Sociedade e Ecologia Profunda, através do estudo de ecossistemas, que são comunidades sustentáveis de plantas, de animais, microorganismos e cadeia alimentar.
• Compreender a importância e complexidade da matéria-prima (inorgânica) de vegetais e animais (orgânica).
• Cooperar, participando efetivamente do processo de implantação e desenvolvimento do projeto na Unidade Escolar.
• Identificar o valor nutritivo dos alimentos, importância da agricultura e a incrementação da merenda escolar.
• Oportunizar atividades concretas de observação científica sobre plantio e crescimento de grãos, frutas, legumes, verduras e plantas em geral.
• Promover a troca de experiência entre funcionários, professores, alunos e pais.
• Conhecer as condições de saneamento básico do bairro.