SINDICALISTA

Frente Contra a Terceirização e Privatização da Saúde derruba projeto de terceirização do governo Rodrigo Agostinho


Desde o início, com um projeto de lei enviado às escuras para a Câmara Municipal, a intenção do prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), juntamente com seu Secretário de Saúde, Fernando Monti (PR), de terceirizar os serviços de Saúde não cheirou bem. Logo, o Sinserm/CSP-Conlutas convocou várias entidades sérias contrárias à terceirização, e formou a FRENTE CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, que somente foi aumentando.
Compuseram a frente: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais De Bauru e Região/ CSP-Conlutas, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/CSP-Conlutas, Conselho Regional de Assistência Social, Conselho Gestor do Pronto Socorro Bela Vista, Conselho Gestor do Pronto Socorro Ipiranga, Conselho Gestor do Pronto Socorro Central, Comissão de Servidores do Pronto Socorro do Jardim Bela Vista, Grupo de Direitos Humanos, SINTUSP, SINDSEF, PSOL, Grupo Resgate de Bauru, cidadãos interessados e ao final Grupo de Médicos da Prefeitura Municipal.
Foram diversas reuniões de organização, 4 sábados de coleta de assinaturas no calçadão da Batista, mobilização nos PS-Central e da Bela Vista, publicações em jornais da cidade, caminhão de som, atos nas sessões da Câmara entre outras atividades. Foi uma luta difícil e exemplar contra um governo completamente articulado para aprovar a terceirização “a toque de caixa”, sem qualquer debate. Não podemos esquecer que Rodrigo garantiu nos palanques que iria humanizar o atendimento médico, valorizar os servidores municipais e manter o caráter público dos serviços. Terceirizar a Saúde é um atestado de incompetência do governo Rodrigo Agostinho.
Mas a população não é boba e não comprou a idéia furada de que terceirizar a Saúde seria a salvação dos serviços. Muito pelo contrário, a grande maioria se juntou em apoio à Frente exigindo a valorização dos servidores e serviços PÚBLICOS de Saúde. Por que pagar para a iniciativa privada se podemos valorizar nossos trabalhadores?
A terceirização da Saúde promovida por Rodrigo Agostinho e Fernando Monti acabou sendo derrotada pela vontade e luta da população. Uma lição histórica que jamais deverá ser esquecida por este e por todos os outros Governos que virão. A população não aceitará irresponsabilidades com o dinheiro público! Parabéns a todos que fizeram a força nesta vitória exemplar da FRENTE CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE!
Mas a luta continua, pois precisa corrigir os erros e injustiças do PCCS da Saúde para os demais cargos. Além disso, tanto os Pronto-Socorros quanto os núcleos de saúde, continuam com absurda falta de servidores em todos os níveis, dobra de escalas, péssimas instalações e condições de trabalho, o que prejudica o atendimento digno à população. Entre nesta luta também, a vitória depende da sua participação.